sábado, 17 de setembro de 2011

Reinhold Messner, lenda viva do alpinismo


Reinhold Messner, o alpinista mais famoso do mundo, completa hoje 67 anos, nascido em 1944, tem escalado montanhas desde os seus cinco anos. Messner fica marcado na história por ter sido o primeiro a escalar todas as catorze montanhas com mais de 8000 metros do mundo e os cumes mais altos de todos os sete continentes. Ele, juntamente com Peter Habeler foram os primeiros homens do mundo a escalar até ao cimo do monte Everest, o ponto mais alto do planeta, sem garrafas de oxigénio, em 1978. Dois anos mais tarde, em 1980, Messner arriscou novamente a subida ao mesmo cume nas mesmas condições, desta vez sem companhia, e tornou-se assim no primeiro homem a escalá-lo sozinho.

A carreira de Messner também fica marcada pelas narrativas polémicas que fez na escalada a cada um dos catorze picos que atingiu com mais de 8000 metros.


"Eu nunca pus uma chapeleta em toda a minha vida e nunca irei pôr uma protecção fixa numa rocha. Se eu não a puder escalar sem essas protecções, eu não escalo. Nunca usei garrafas de oxigénio. Se eu não puder escalar sem oxigénio extra eu não escalo. Isso não é uma decisão difícil.

Eu nunca irei levar um telemóvel comigo. Se eu levar um aparelho desses, significaria destruir aquele sentimento de estar isolado que eu mais procuro nas escaladas.

Estas são apenas as minhas regras. Agora que estou a ficar mais velho apenas sonho em escalar montanhas mais pequenas,ou esquiar em áreas como a Antártica ou desérticas.

Eu tento sempre fazer este tipo de coisas sem a ajuda de fora. Depois de uma vida de nômade político eu irei passar pelo menos meio ano no meio da selva com apenas uma mochila, e ninguém saberá para onde irei." - Reinhold Messner

Sem comentários:

Enviar um comentário