terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pedro Julião, o único Papa português


Faz hoje 735 anos que Pedro Julião, também conhecido como Pedro Hispano, foi eleito pelo conclave de cardeais para ser o 185º chefe da igreja católica, Papa João XXI.

Nascido em Portugal, pensa-se que terá sido em Lisboa, entre os anos de 1205 e de 1220. Dedicou-se à medicina e à teologia estudando em Paris e em Montpelier, onde se doutorou nas duas áreas. Mais tarde, tornou-se professor , instruindo medicina na universidade de Siena.

Em 1250, regressa a Portugal onde se torna reitor e mestre de escolas em Lisboa. Mais tarde entra ao serviço do Cardeal Ottobuono Fieschi, futuro Papa Adriano V e através deste conhece o Papa Gregório X, de quem se torna o seu médico pessoal (1271).

É nomeado Arcebispo de Braga em 1272, e em 1273 o Papa Gregório X eleva-o a Cardeal-Bispo de Frascati. Como Cardeal, participa nos três conclaves realizados em 1276. No terceiro, a 13 de Setembro é eleito Papa João XXI, tornando-se o primeiro Papa de nacionalidade portuguesa e também o único com formação em medicina.

O seu pontificado durou pouco mais de 8 meses, dedicando muito do seu tempo aos estudos, e refugiando-se no palácio papal em Viterbo para obter algum sossego.

A 14 de Maio do 1277, estando sozinho no seu quarto em Viterbo, este colapsa, ficando o chefe da igreja soterrado nas ruínas da casa, falecendo no dia 20 do mesmo mês. É enterrado na Catedral de Viterbo, onde ainda hoje se pode visitar o seu mausoléu.

Sem comentários:

Enviar um comentário